Tamanho da fonte

Terça-feira - 15/06/2021

Escolas da rede municipal de Mossoró participam do Programa de Bio Prevenção

Foto: Wilson Moreno/PMM

A rede municipal de ensino de Mossoró tem 40 escolas municipais no Programa de Bio Prevenção para realização da consultoria de orientação em boas práticas higiênico-sanitárias e cuidados contra a Covid-19 para escolas públicas do Rio Grande do Norte. A adesão é uma importante iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) ao programa que é desenvolvido pelo Sebrae-RN em parceria com o SESI e demais instituições parceiras.

O Programa será desenvolvido em três etapas, sendo que na primeira etapa é feito Diagnóstico Presencial para verificar a situação da escola. A segunda etapa ocorrerá em dois encontros on-lines, nos quais são realizados o plano de ação e a capacitação do pessoal da instituição de ensino com orientação das boas práticas, orientação na implantação e implementação de boas práticas estabelecidas. Já a terceira etapa é realizada em encontro virtual, no qual é feita a avaliação e o plano de prevenção. O ciclo final é quando ocorre a entrega do certificado e o Selo de Bio Prevenção à escola.

O programa surgiu com objetivo de preparar as escolas para uma retomada segura das atividades escolares nas escolas municipais. O Sebrae no Rio Grande do Norte firmou uma parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e o SESI-RN que vai atender, inicialmente, 1.000 escolas da rede municipal de ensino em todo o estado. A parceria conta com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RN) na articulação com as Secretarias Municipais de Educação.

“Trata-se de mais uma importante ação da SME, que vem estabelecendo importantes parcerias e realizando várias ações no sentido de preparar suas escolas e UEIs para o retorno presencial de forma segura. As ações desse projeto de biossegurança vão contribuir significativamente para isso, orientando, assessorando, preparando as unidades de ensino e suas equipes sobre medidas de biossegurança com vistas à prevenção da contaminação pela Covid-19”, destacou a secretária municipal de Educação Hubeônia Alencar.

Visita técnica
As visitas técnicas do Sebrae-RN já iniciaram nas escolas da rede municipal de Mossoró. Uma das 40 escolas que fizeram a adesão ao Programa de Bio Prevenção foi a Escola Municipal Professor Antônio Fagundes, localizada no bairro Aeroporto. O diagnóstico da escola foi iniciado a partir da visita da técnica e engenheira de segurança do trabalho do Sebrae Samantha Batalha.

“O objetivo da visita foi realizar a primeira etapa do Programa de Bio Prevenção com orientações de boas práticas higiênico-sanitárias e cuidados contra a Covid-19 que o Sebrae em parceria com FEMURN está desenvolvendo em algumas escolas públicas de Mossoró. Nossa escola foi uma das contempladas. Nessa primeira etapa, o objetivo é fazer um diagnóstico presencial. Esse primeiro encontro era um encontro de alinhamento de demandas e diagnósticos para traçar o plano estratégico de trabalho em relação a essa prevenção e o objetivo final será a obtenção do selo biossegurança comprovando que as escolas estão aptas para o retorno presencial”, explicou Rita Fonseca, diretora da Escola Municipal Antônio Fagundes.

0 Comentário(s)