Tamanho da fonte

Equipes do Ensino Fundamental iniciam reuniões sobre alinhamento curricular

Por: Maricelio Almeida
Foto: Wilson Moreno/PMM

As coordenações do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos - EJA) da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizaram nesta quinta-feira, 16, as suas primeiras reuniões dos seus Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis pelo processo de atualização e alinhamento do Documento Curricular da rede municipal de ensino ao Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os encontros aconteceram nos formatos presencial e híbrido. As equipes dos Anos Iniciais se reuniram presencialmente no auditório do Centro Administrativo da Cidadania, momento que contou também com a participação da secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar. Já os Grupos de Trabalho dos Anos Finais e EJA se dividiram: parte esteve reunida de forma presencial e outra acompanhou as discussões por meio da ferramenta virtual Google Meet.

"Estamos vivenciando importante esse processo na rede municipal de ensino. Trata-se de um momento de diálogo, troca de saberes, construção colaborativa do documento que norteará o fazer pedagógico em sala de aula. O alinhamento curricular que estamos fazendo é fundamental para que possamos atender ao que a BNCC preconiza, e o formato que adotamos para fazê-lo garante que o documento seja construído de forma participativa e coletiva, de modo que ele resulte das diversas vozes que compõem a nossa rede, atendendo às suas especificidades", afirma a secretária Hubeônia Alencar.

“Esse foi o nosso primeiro encontro para atualização e alinhamento do Documento Curricular. É um momento histórico, pois estamos tendo a oportunidade de orientar as práticas pedagógicas da nossa rede conforme as especificidades do município. Nesta quinta, apresentamos o comitê técnico que orientará todo esse processo, coordenando os GTs que farão as adequações necessárias no documento”, destaca a professora Valéria Montenegro, coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da SME.

A atualização do Documento Curricular deveria ter ocorrido em 2020, quando o município assinou acordo de cooperação com o Estado para a implementação da BNCC nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Como isso não aconteceu, a gestão atual retomou o processo.

“Essa etapa que estamos desenvolvendo agora envolve encontros presenciais e não presenciais dos GTs, que estão organizados por áreas de conhecimento e também por etapas de ensino. É um momento importante, porque é a oportunidade dos professores contribuírem nesse processo de construção coletiva do Documento Curricular da rede municipal de ensino”, pontua a professora Gilneide Lobo, gerente pedagógica da SME e coordenadora do Comitê Gestor responsável pela atualização e alinhamento do documento municipal ao estadual.

Conforme estabelece a portaria que instituiu o Comitê Gestor, o documento deve ser apresentado em até 90 dias ao Conselho Municipal de Educação, a quem compete a análise e aprovação. “Quando falamos em Documento Curricular, estamos nos referindo ao documento que norteará as práticas educativas nos campos de experiência da Educação Infantil e nas áreas de conhecimento do Ensino Fundamental", complementa Gilneide Lobo.

A coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais e Educação Jovens e Adultos (EJA), professora Débora Praxedes, reforça que esse trabalho executado pela Secretaria Municipal de Educação possui extrema relevância no processo de aprendizado dos alunos e docentes, “pois serve como guia orientador para o trabalho dos professores”, acrescenta.

Integrante do GT de História do Ensino Fundamental, o professor Marcos Mota também comenta a importância desse processo de atualização e alinhamento curricular. “Essa construção de uma base curricular para o ensino básico escolar é realizada por todos os agentes envolvidos com a diversidade humana, tendo como objetivo oferecer uma educação pública de qualidade e democrática”, disse.

O professor Mauro Marciel, gerente de Planejamento e Avaliação da SME e membro do Comitê Gestor de atualização e alinhamento do Documento Curricular, destaca o caráter colaborativo que envolve o trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede nesse momento. “Esse é um momento de construção colaborativa entre professores das diversas etapas de ensino oferecidas pela rede municipal, permitindo que a rede apresente as suas especificidades, garantindo a elaboração de um documento que vai nortear o fazer pedagógico e contribuindo para a melhoria da educação e da aprendizagem dos estudantes”, conclui.

COMITÊ GESTOR

Confira os membros do Comitê Gestor do processo de atualização e alinhamento do Documento Curricular da rede municipal de ensino de Mossoró ao Documento Curricular do Rio Grande do Norte:

1. Gilneide Maria de Oliveira Lobo – Gerente Executiva Pedagógica;

2.Mauro Alexandrino Marciel da Costa – Gerente Executivo de Planejamento e Avaliação;

3. Maquézia Emília de Morais – Coordenadora da Educação Infantil;

4.Valéria Batista Costa Montenegro – Coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais;

5. Débora Katiene Praxedes Costa Morais - Coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais e EJA;

6. Francisco Hélio de Oliveira Rodrigues – Coordenador de Registro e Inspeção Escolar;

7. Leilimar Bezerra de Medeiros– Coordenadora da Educação Especial;

8. Eliane Araújo Xavier da Costa– Coordenadora de Psicopedagogia;

9. Rummening Marinho dos Santos– Coordenador de Educação Física.