Tamanho da fonte

15/09/2021 - Editado há 1 mês

Educação Infantil discute atualização de Documento Curricular

Por: Maricelio Almeida
Foto: SME

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró realizou mais uma reunião referente ao processo de atualização e alinhamento do Documento Curricular da rede municipal de ensino ao Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro promovido nesta quarta, 15, no auditório do Centro Administrativo da Cidadania, contou com a participação dos Grupos de Trabalho (GTs) da Educação Infantil.

A professora Maquezia Morais, coordenadora da Educação Infantil da SME, explica como as ações serão executadas a partir de agora. “Na reunião desta quarta, 15, apresentamos o cronograma de trabalho e os documentos norteadores que embasarão toda a produção e alinhamento do Documento Curricular da rede municipal de ensino ao Documento Curricular do Estado”, destacou.

Maquezia acrescenta que os núcleos de trabalho estão organizados com base nos campos de experiência preconizados na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. “Para nós é uma grande alegria fazer parte desse momento histórico e ter a oportunidade de produzir o Documento Curricular e de orientar propostas que farão parte do planejamento do professor e do fazer cotidiano das Unidades de Educação Infantil e escolas que atendem a Educação Infantil”, reforçou a coordenadora.

Os profissionais indicados pela Educação Infantil para os Grupos de Trabalho são professores e supervisores pedagógicos. “Eles vivenciam cotidianamente a Educação Infantil e suas práticas, então eles têm total propriedade para fazer parte desse processo. A partir de agora os GTs irão se reunir junto aos Comitês Técnicos do trabalho de alinhamento do Documento Curricular”, acrescentou Maquezia Morais.

SOBRE O DOCUMENTO CURRICULAR

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, a atualização do Documento Curricular deveria ter ocorrido em 2020, quando o município assinou acordo de cooperação com o Estado para a implementação da BNCC nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. "Como não aconteceu o alinhamento em 2020, a gestão atual retomou o processo", pontuou a secretária.

Hubeônia Alencar ainda destacou que a SME, por ter sistema próprio, poderia ter criado o seu próprio documento, no entanto, como foi pactuada adesão ao Documento Curricular do RN, o momento agora é de alinhamento, construindo o Documento Curricular da rede municipal. "Esse alinhamento contemplará as necessidades da nossa rede", complementou a secretária.

O comitê gestor responsável pelo processo de atualização e alinhamento do documento municipal ao estadual é coordenado pela professora Gilneide Lobo, gerente pedagógica da SME. “Conforme estabelece a portaria que instituiu o comitê gestor, o documento deve ser apresentado em até 90 dias ao Conselho Municipal de Educação, a quem compete a análise e aprovação”, disse, acrescentando:

“Quando falamos em documento curricular, estamos nos referindo ao documento que norteará as práticas educativas nos campos de experiência da Educação Infantil e nas áreas de conhecimento do Ensino Fundamental, por isso a importância desse alinhamento e realização das adequações necessárias às especificidades do município”, concluiu Gilneide Lobo.

A BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A BNCC foi instituída em 22 de dezembro de 2017. Em 6 de março de 2018, educadores do Brasil inteiro se debruçaram sobre o documento, com foco nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de compreender sua implementação e impactos na educação básica brasileira.



Deixe seu comentário


1 Comentário(s)