Tamanho da fonte

 Assistência Social e Cidadania
Sexta-feira - 09/07/2021

Descentralização do Cadastro Único facilita atualização cadastral das famílias

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

Para facilitar o acesso das famílias aos serviços do Cadastro Único, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) vem realizando ao longo desse mês de julho a atualização cadastral dessas famílias de forma descentralizada. Na manhã desta sexta-feira, 9, o local que realizou o atendimento foi o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Belo Horizonte.

A medida, segundo a secretária Janaína Holanda, facilita o acesso da população e é de suma importância para que as famílias sejam inseridas no banco de dados do órgão. “É muito importante que as famílias tenham esse cadastro atualizado. Nós estamos descentralizando esse serviço e indo até as comunidades para facilitar o acesso da população. Com o cadastro atualizado, essas famílias conseguem ter acesso a uma gama de serviços, programas e benefícios. São mais de 20 atrelados ao Cadastro Único”.

Moradores do bairro Belo Horizonte e de localidades adjacentes destacaram que a medida facilita a procura pela atualização cadastral ou a inserção no cadastro e que evita deslocamentos longos para realizar o cadastramento no órgão.

“É uma coisa maravilhosa (a iniciativa da secretaria em descentralizar o serviço). Eu estou vindo do (bairro) Cidade Oeste para cá e aqui ficou mais perto para eu fazer a minha atualização no Cadastro único”, disse Antônia Vânia de Souza, moradora do Cidade Oeste.

“Foi muito bom o serviço vir para cá. Porque tem muita gente que não tem condições de pegar um mototáxi ou ir de ônibus (as unidades do Cadastro Único). Eu não tenho transporte e graças a Deus está vindo para cá (CRAS Belo Horizonte). Da minha casa para cá ficou melhor e mais perto. Tomara que venha sempre. Fica melhor para a gente”, comemorou Josivânia Rosendo que mora no bairro Belo Horizonte.

Antes do atendimento, a assistente social, Marwyla Lima, realizou uma palestra para os presentes e destacou a importância da atualização do cadastro para ter acesso aos programas e serviços. A validade do cadastro tem período de dois anos e após é excluído da base de dados e a família necessita atualizá-lo.

“O prazo máximo para atualizar o cadastro é pelo período de dois anos, mas a qualquer momento em que houver algumas mudanças na família, como na composição familiar, entrada e saída de integrante na família, nascimento, morte, mudança de endereço, inserção no mercado de trabalho ou saída. Todas essas informações são importantes para se considerar o cadastro atualizado, especialmente para que as famílias possam acessar os benefícios. Após os dois anos o cadastro é excluído da base de dados e esse NIS, que é o Número de Identificação Social, que é gerado a partir do Cadastro Único, ele se torna inválido e ao tentar acessar ao programa ou algum benefício socioassistencial ele fica impossibilitado”, explicou.

Marwyla enfatiza que são vários benefícios que a população pode acessar a partir da inserção no Cadastro Único.

“São vários benefícios que a população acessa a partir da inserção no Cadastro Único. O mais conhecido é o Bolsa Família, que digamos assim é o carro-chefe, mas nós temos a inserção no Benefício de Prestação Continuada (BPC), voltado para pessoas idosas a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência com qualquer idade, que não tenha condições de se prover, isenção na taxa de inscrição de concursos públicos federais, Programa do Leite, que é Estadual, mas que hoje necessariamente requer a inscrição no Cadastro Único, desconto na Tarifa Social da energia elétrica e o ID Jovem, além do Minha Casa, Minha Vida. São vários programas que a população acessa a partir de sua inserção no Cadastro Único”, finalizou.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)