Tamanho da fonte

27/08/2021 - Editado há 1 mês

Descentralização do Cadastro Único e Plantão Social chega ao CRAS Costa e Silva

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

A descentralização dos serviços do Cadastro Único e do Plantão Social, órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), chegou nesta sexta-feira, 27, ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Costa e Silva.

Coordenadora do Cadastro Único, Márcia Lima explicou que o serviço realizado pelo órgão foi a atualização ou inserção. Já o Plantão Social emitiu certidões e carteira do idoso.

“No Cadastro Único nós fizemos atualização cadastral de famílias que estão desatualizadas e também inserindo novas famílias no banco de dados para que elas possam adquirir os benefícios dos programas sociais. O Plantão Social trouxe ações de segunda via de certidão de nascimento, casamento, óbito e divórcio”.

Coordenadora do CRAS Costa e Silva, Kerlia Alves destacou a facilidade que as pessoas do bairro têm com a descentralização do Cadastro Único e do Plantão Social. Ela estimou mais de 100 atendimentos somente na ação de hoje (27).

“Devido a distância, a comunidade tem dificuldade em se deslocar para as unidades do Cadastro Único e do Plantão Social. Então, estamos trazendo o cadastro destas pessoas hoje e estamos facilitando esse serviço para que essas famílias possam ter direito ao cadastro ou um dos serviços do Plantão Social ofertados nessa descentralização”, disse.

A ação evita que as pessoas de bairros mais distantes das unidades se desloquem. Moradores da comunidade comemoram a iniciativa e se mostraram bastante contentes com a ação.

“É muito importante pra gente não se deslocar. Hoje eu vim fazer o meu cadastro novo. Eu não tinha e aproveitei a ação aqui para fazer o meu cadastro. Muitas pessoas não podem se deslocar a outros lugares”, disse a dona de casa Ana Maria, que mora no bairro e foi fazer o novo cadastro.

“É bom essa ação chegar até a nossa comunidade. Para quem não tem transporte é muito ruim se deslocar. Eu estou gostando muito deste serviço ter vindo para cá hoje e eu poder fazer a segunda via da certidão de nascimento de meu filho. Isso evitou que eu me deslocasse ao Plantão Social para fazer essa certidão”, frisou a Auxiliar de Serviços Gerais, Érica Regina.

 



Deixe seu comentário


0 Comentário(s)