Tamanho da fonte

Curso Técnico de Fruticultura tem primeira aula presencial

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

A primeira aula presencial do Curso Técnico de Fruticultura realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), foi realizada na manhã deste sábado (9), na Escola Municipal André Luiz, no bairro Aeroporto.

A coordenadora Williane Lima explicou que o curso terá duração de dois anos e meio com uma carga horária de 1.350 horas. Grande parte dele está sendo realizado de forma remota.

“Nós temos 70% das aulas na plataforma que os alunos têm acesso e eles vão acessando como acharem melhor. Não tem um horário definido. Eles que estabelecem. Os outros 30% são de aulas presenciais como essa que está ocorrendo hoje aqui pela primeira vez”, destacou.

Williane Lima disse ainda que o curso é de extrema importância. Ele vai formar profissionais que estarão habilitados a trabalhar no mercado em diferentes áreas, tanto na parte de boas práticas como também na parte da comercialização.

“Ele abrange um leque muito grande de oportunidades e aqui na nossa cidade somos pioneiros na exportação e produção de frutas como, por exemplo, o melão. Já vai dar uma oportunidade desses alunos ficarem no mercado na própria cidade de Mossoró”.

Kaio Santos, tutor mediador presencial do curso, disse que esse primeiro contato com a turma presencialmente abordou a introdução à informática, aspectos introdutórios para o aluno que está começando o Curso Técnico em Fruticultura.

A gente vai entender um pouquinho como funciona basicamente o pacote office, word, excel, power point, que são ferramentas que eles vão utilizar para preparar os trabalhos executados durante o curso ao longo de dois anos”.

O instrutor do Senar ressalta que, como todo curso de formação este que está sendo realizado por cerca de 20 alunos também habilita o profissional para a execução de uma atividade. “Acima de tudo é uma oportunidade de capacitação e de geração de emprego e renda. Então, ele pode estar aprendendo e vai de repente ser a sua profissão no futuro”.

Luana Clementino, moradora do Assentamento Favela, é uma das participantes do Curso Técnico de Fruticultura. A agricultura ressalta a oportunidade que os agricultores ou filhos têm para adquirir conhecimento e oportunizá-lo na prática em suas comunidades rurais.

“Quando a gente soube que ia abrir essa turma para o Curso Técnico de Fruticultura achamos de fundamental importância para todos nós que vivemos na zona rural. Nós que fazemos parte de associação, de instituições que conhecem a dificuldade de assistência técnica e tendo pessoas qualificadas já ajudará muito nesta questão. O meu objetivo neste curso é adquirir conhecimento para minha área e também para os meus colegas de associações e cooperativas”.

0 Comentário(s)