Tamanho da fonte

16/06/2021 - Editado há 1 mês

CRAS Barrocas realiza palestra virtual sobre relacionamento abusivo

Por: Adneison Severiano Foto: Wilson Moreno/PMM

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Barrocas realiza nesta sexta-feira, 18, uma palestra sobre relacionamentos abusivos. O encontro virtual, que pelo Google Meet, está marcado para as 09h30 e terá como público-alvo as mulheres assistidas pelo equipamento ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ).

A palestra será proferida pela psicóloga do CRAS Barrocas Lígia Sousa. Ela destaca que há muitos relatos de relacionamentos abusivos nos atendimentos realizados com as mulheres assistidas.

“É uma demanda frequente nos acompanhamentos familiares que fazemos aqui no CRAS Barrocas. O relacionamento abusivo é um tema muito presente nos atendimentos psicossociais de todas as nossas equipes técnicas”, disse.

O relacionamento abusivo define-se como uma relação que apresenta abusos de ordem física e/ou emocional. Ele se torna abusivo quando uma das pessoas utiliza o poder para manipular e controlar o parceiro (a).

“A gente não fala só de violência física. Falamos de violência psicológica, moral, sexual, patrimonial, tendo em vista que diante da identificação a gente consegue trazer para a rede e tomar providências cabíveis”, destacou a psicóloga.

 

A secretária de Desenvolvimento Social e Juventude de Mossoró, Janaína Holanda, destaca que a violência contra a mulher é algo que preocupa bastante a pasta municipal e que esse tipo de iniciativa fortalece os mecanismos de atendimento e de denúncia.

“Essa iniciativa do CRAS Barrocas vai atender uma demanda do nosso equipamento e é uma oportunidade para todas as mulheres de socialização de conhecimento e de fortalecimento de nossa rede. Fica o nosso convite para participar da palestra”.

Exemplos dessa relação abusiva são controle do uso de roupas, amizades, redes sociais, ciúme excessivo e vitimização. Identificar se você está vivendo em um relacionamento abusivo não é fácil, pelo fato de não precisar ter agressão física para que a relação seja abusiva.



Deixe seu comentário


0 Comentário(s)