Tamanho da fonte

11/09/2021

CRAS Alto de São Manoel realiza capoterapia para idosos e colaboradores

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Cedida

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Alto de São Manoel realizou uma sessão de capoterapia para idosos e funcionários do equipamento social ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ).

O capoterapeuta George Wagner explica que a atividade é uma modalidade integrativa. Ela envolve elementos rítmicos e gestualidade da capoeira, cantigas de roda e música popular brasileira, adaptadas as necessidades básicas de movimentos do idoso e de pessoas limitadas fisicamente.

“Os diversos benefícios de praticar a capoterapia são saúde mental ou corporal, aumento da autoestima, a diminuição dos níveis de ansiedade e stress, além da melhora da concentração. Ela estimula a memória”, disse o professor que enfatiza ainda que a capoterapia é desenvolvida através de ações. “Uma delas são essas atividades práticas, chamadas de dinâmicas”.

A coordenadora do CRAS Alto de São Manoel, Cristiane Carvalho, ressaltou a alegria dos idosos em participarem da atividade. Ela disse que vários deles relataram terem melhorado a atividade física.

“Ouvimos vários relatos de idosos aqui que informaram terem melhorado a coordenação motora, que não faziam certos movimentos e hoje já conseguem fazer. Outros disseram também que após essa atividade eles não mais tomam medicamentos. A capoterapia é mais para o público idoso. Porém, qualquer público pode participar. Ela melhora a coordenação motora, a força muscular, a autoestima e também diminui a depressão”, disse.

Maria José, de 79 anos, participou da capoterapia e disse ter gostado muito da atividade realizada no CRAS Alto de São Manoel. “Estou me achando bem depois que eu estou fazendo (capoterapia). Eu tinha muito dor no corpo, mas agora depois que estou fazendo não sinto mais”.



Deixe seu comentário


0 Comentário(s)