Tamanho da fonte

Conselho do Polo de Turismo Costa Branca discute melhorias na região

Por: Solange Santos
Foto: Wilson Moreno/PMM

O Conselho do Polo de Turismo Costa Branca realizou nesta quarta-feira (16) a 53ª Reunião Ordinária com o objetivo de discutir melhorias estruturais entre os destinos da região, para que o Conselho possa desenvolver o seu papel e analisar as contribuições que pode oferecer.

Subsecretária de Política e Gestão Turística do RN, Solange Portela, que presidiu a reunião, falou que a temática principal é o remapeamento dos municípios dentro do mapa do turismo brasileiro seguindo o prazo da portaria do ministério.

“O Conselho tem que ser atuante, para isso precisa da colaboração de todos os seus membros. Não é o Governo do Estado sozinho ou entidades, é preciso coletividade, por isso que existe o Conselho para fomentar o turismo. É importante lembrar que para o turismo acontecer, ele precisa do poder público dentro das suas competências nas ações estruturantes, do setor privado na oferta dos serviços turísticos e  também que a comunidade acolha bem o turista”, disse.

Na ocasião, o professor da UFRN Marco Túlio Diniz apresentou o projeto “Geoparque Costa Branca”, que ele desenvolveu realizando um inventário dos locais da Costa Branca, mostrando o potencial para gerar um território delimitado em locais de relevância regional, nacional e internacional. “O objetivo é promover a conservação desse local e atrair um turismo sustentável, sem degradar o meio ambiente e gerando renda à população local”, disse.

Para Damásio Medeiros, vice-presidente da CDL, o turismo é fomentado pela classe empresarial. “Se houver uma sinergia entre Município, Governo do Estado e a Classe Empresarial, a tendência é que o turismo dispare na nossa cidade, na região da Costa Branca e região Oeste, pois temos muito a ofertar”, explicou.

Gerente de Turismo de Mossoró, Izabelly Fernandes relata a importância da reunião com os representantes do Polo de Turismo Costa Branca, a primeira que aconteceu presencialmente desde o início da pandemia. “Foi importante ouvir ideias em prol do avanço do turismo em nossa região, avaliando a colaboração de diversos segmentos e traçando projetos com outros municípios”, declarou.

0 Comentário(s)