Tamanho da fonte

06/05/2021

CNG Abolição realiza confraternização para o Dia das Mães e organiza retorno gradativo

Por: Edinaldo Moreno Foto: Wilson Moreno/PMM

A Casa da Nossa Gente (CNG Abolição I) realizou na manhã desta quinta-feira, 6, uma confraternização celebrando o Dia das Mães. Cinco idosas foram convidadas a participaram da festa seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos para evitar o contágio e a disseminação da Covid-19.

Uma das mais antigas participantes das atividades do equipamento ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ), a idosa Maria da Conceição Vieira relatou que gosta muito de participar do projeto.

“Gosto demais daqui. Eu amo. Aqui nós somos bem tratados. Temos médicos, temos nutricionista, fisioterapeuta, tem viagens e tudo de bom aqui. Já de hoje nós já estávamos voltando para cá. Todos vocês daqui moram no meu coração. Todos são bem-vindos aqui”.

A secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Janaína Holanda, participou da atividade e disse que a secretaria já organiza a volta presencial e gradual das atividades no local com os idosos devidamente vacinados contra o novo coronavírus. A titular da pasta ficou emocionada com o pedido dos idosos em retornar com as atividades.

“Eu fiquei muito emocionada com os idosos que estão querendo voltar com as atividades. Então, como a maioria dos idosos já foram vacinados, nós estamos organizando o retorno das atividades presenciais gradual dos idosos que foram vacinados. Está sendo feito o planejamento, a organização e seguindo todos os protocolos de segurança, mas é muito bom ouvi-los querendo voltar com as atividades e a gente está planejando que seja feito de forma segura e da melhor maneira possível”.

A coordenadora do CNG Abolição I, Aila Maria Borges, explicou que as reuniões para o retorno das atividades no equipamento estão sendo realizadas de forma híbrida (presencial e remota) e que na próxima terça-feira, 11, já haverá uma palestra para os idosos sobre motivação.

“O planejamento para o retorno está sendo realizado de forma híbrida. Nós estamos agora na Festa do Dia das Mães e vamos começar a receber os idosos na terça-feira. Serão dois dias por semana. A primeira atividade será uma palestra de motivação para que eles entendam esse momento de dificuldade ao qual passamos.”

Idosas receberam uma lembrança pela passagem do Dia das Mães. Foto: Wilson Moreno/PMM

Aila Borges destaca que o CNG Abolição tinha cadastrado antes da pandemia cerca de 80 idosos na faixa etária dos 60 a 85 anos. O Centro de Convivência do Idoso realiza diversas atividades, entre elas oficinas de arte, cursos na área da alimentação e gastronomia, entre outros.

OUTRAS ATIVIDADES

Outros equipamentos ligados a Secretaria do Desenvolvimento Social também programam atividades para comemorar o Dia das Mães. Basicamente, todas essas atividades serão online por conta das atividades presenciais em grupos estarem suspensas por conta da pandemia.

Coordenações de vários equipamentos sociais da SMDSJ enviarão mensagens as mães pelas redes sociais. Vídeos estão sendo criados para homenageá-las. Alguns CRAS estão confeccionando lembranças para serem entregues as mulheres que fazem parte de grupos desses equipamentos.

Maria da Conceição Vieira relatou que gosta muito de participar do projeto. Foto: Wilson Moreno