Tamanho da fonte

Censo rural de Mossoró visitou mais de cinco mil famílias de 61 comunidades

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM/Arquivo

Levantamento mais recente da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) mostra que mais de cinco mil famílias de 61 comunidades rurais de Mossoró já receberam os questionários simples e complexo do censo rural que está sendo realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da SEADRU, desde meados do mês de julho deste ano.

De acordo com a pasta municipal, receberam os documentos 5.257 famílias. Foram entregues 4.205 questionários e 1.051 completos. A Secretaria estima que quase 19 mil pessoas foram atingidas pelo censo rural até o momento.

“Entregamos mais de mil questionários completos e cerca de quatro mil e duzentos simples, o que dá pouco mais de cinco mil e duzentas famílias que já receberam direta e indiretamente nosso questionário. Até hoje, já visitamos 61 comunidades das 117 localidades cadastradas para receber o questionário. Nessa semana vamos visitar Terra Nossa e Curral de Baixo”, explicou Ney Maranhão, responsável pela equipe de visitadores.

O questionário completo é entregue a 20% da população de todas as comunidades. Já o simples será para 100% da população rural. As famílias terão 90 dias para entregar o documento, a contar da data da visita e entrega do documento.

A equipe de visitadores da Secretaria de Agricultura já passou pelas comunidades de Recanto da Esperança, Senegal, Oiticica, Passagem de Pedra, Jurema Seca, Estreito, Carmo, Melancias, Picada I, Picada II, Macambira, Bom Destino, Passagem do Rio, Camurupim I, Camurupim II, Córrego Mossoró, Bela Vista, Assentamento Favela, Independência, Pedra Branca, Cabelo de Nego, Morada Nova/Barro Branco, Alagoinha, Hipólito I, Hipólito II, Espinheirinho, Novo Espinheirinho, Baixa Verde, Jucuri, Paulo Freire (Maísa), Vingt Rosado, Solidão, Montana, Coqueiro, Boa Fé, Barreira Vermelha, Santa Rita de Cássia, Guarajás, Real, Guarajás (BR-110), São Romão, Barrinha, Chafariz, APAMA, Oziel Alves, Bom Jesus, Ingás, Sussuarana, PA Sussuarana, Nova União (Poço 10), Pomar, Riachinho, Piquiri, São João da Várzea, Olho D’Água Velho, Rincão, Lagoa do Xavier, Serra Mossoró, Panela do Amaro, Fazenda Nova e Cheiro da Terra.

O censo rural entra em sua 13ª semana de atividades. A primeira semana, que iniciou no dia 12 de julho, teve aplicação de 776 questionários. A segunda semana aplicou 277. Já na terceira semana foram aplicados 276. Na semana seguinte (4ª semana) houve a aplicação de 694 questionários. Na quinta semana foram aplicados 409 questionários. Na sexta, foram 433 questionários aplicados. A sétima semana teve 1.154 questionários aplicados e a oitava teve 40 famílias que receberam os questionários.

A nona semana de atividades do censo rural entregou 289 questionários, entre simples e completo. Já a 10ª teve 460 documentos entregues. A 11ª semana atendeu 168 famílias e a 12ª teve 281 questionários entregues.

A Secretaria de Agricultura explica que o censo rural consiste na formação de um banco de dados dos produtores e moradores das mais de 110 localidades rurais cadastradas. A medida faz parte das ações que serão desenvolvidas pelo programa Mossoró Rural.

A iniciativa da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, tem o incentivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Banco do Nordeste (BNB) e Projeto Sabiá.

0 Comentário(s)