Tamanho da fonte

09/04/2021

Brasão municipal passa por modernização e ressalta identidade histórica de Mossoró

Brasão Municipal - Foto: Reprodução

O município de Mossoró ganha uma nova marca. O brasão municipal, que conta com elementos como sol, salinas e carnaúba, que representam a geografia local, passou por processo de modernização e reestilização, mantendo, porém sua identidade visual tradicional. A mudança ocorreu com a publicação da Lei Municipal nº 3.875, nesta quinta-feira (8), no Jornal Oficial de Mossoró (JOM).

O brasão municipal é composto pelos seguintes elementos: ema, carnaúba, sol, salinas e listel; com as cores azul, amarelo, branco, marrom e verde. “O azul significava o firmamento e o branco, a paz”, explica o historiador Geraldo Maia.

O azul, cor com maior visibilidade no brasão, significa o céu mossoroense, predominante quase o ano todo. O seu contorno ficou mais robusto, destacando assim as cores azul (céu) e verde (vegetação). A carnaúba e as salinas, elementos que representam a economia de Mossoró, também se apresentam no novo brasão de forma mais moderna. A ema era comum na Mossoró de 1913, ano em que o brasão foi criado.

No centro do brasão na parte de cima está o listel, composto pela data “30 de Setembro – 1883, data histórica em que Mossoró libertou os escravos antes da assinatura da Lei Áurea no Brasil.

“A bandeira fica mais moderna, sem perder a sua natureza histórica. Mantém as cores de 1995, o brasão de 1913 e se fortalece como símbolo maior da nossa terra”, avaliou Geraldo Maia.

Para o prefeito Allyson Bezerra, a mudança faz-se necessária quando se pensa em uma Mossoró moderna, sem perder, no entanto sua marca histórica. “Os elementos do bandeira foram ressaltados e valorizados a partir de mudanças de caráter gráfico, mantendo a identidade histórica do nosso município”, declarou ele.

As mudanças nas bandeiras nos prédios públicos municipais e documentos oficiais do município acontecerão de forma gradativa conforme custos de produção.