Tamanho da fonte

Terça-feira - 28/09/2021

Biblioteca Ney Pontes promoverá palestra sobre “Valorização da Vida” com estudantes e servidores

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Biblioteca Municipal Ney Pontes realiza, nesta quarta-feira (29), a palestra “Valorização da Vida” ministrada pela psicóloga Ana Paula Freitas. O tema será abordado com estudantes, funcionários e demais frequentadores da biblioteca. O evento é uma iniciativa da instituição em alusão ao "Setembro Amarelo".

A palestra será promovida a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes. O evento é gratuito. O uso de máscara é obrigatório nas instalações da instituição.

Segundo a diretora da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, Rafaella Costa, a iniciativa surgiu a partir da servidora Ana Clara de Araújo, que é responsável pelo acervo geral, local mais frequentado por estudantes que estão se dedicando ao preparo para concursos públicos e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Por ela ter esse contato direto com os usuários da biblioteca, alguns acabam dividindo suas angústias e ansiedade com ela, e isso a alertou para a iniciativa de promover essa palestra, no mês de prevenção ao suicídio. Ela me procurou para sugerir a ideia e eu achei sensacional a sensibilidade dela. A partir daí, ela fez contato com profissionais da psicologia e Ana Paula Freitas aceitou o convite para vir à Biblioteca Municipal falar a respeito do tema para servidores, usuários e a comunidade em geral. Abrimos ao público geral por entender que é um assunto de suma importância para toda a sociedade, não apenas no mês de setembro, mas o ano inteiro”, destacou a diretora.

A funcionária Ana Clara de Araújo enfatizou a importância de debater a temática com profissionais de saúde ao longo do ano todo. “Eu sempre achei a temática do 'Setembro Amarelo' muito importante. É um tema que deveríamos abordar durante todo o ano, na verdade. Com a pandemia, os transtornos de ansiedade e depressão aumentaram consideravelmente, especialmente entre crianças e jovens. Mas em se tratando de pré-vestibulandos e concurseiros, esses transtornos tendem sempre a aparecer, especialmente quando se está aproximando a data do exame. Por ter um contato direto dos estudantes e usuários da nossa biblioteca, eu não só via neles, como alguns chegaram a partilhar comigo que estavam enfrentando problemas com ansiedade e situações parecidas. Eu achei que como o nosso trabalho é acolher e atender também as necessidades do nosso público, levei a ideia para a nossa diretora de termos uma palestra aqui abordando a temática do mês em questão, lembrando sobre a Valorização da Vida”, ressaltou a funcionária.

0 Comentário(s)