Tamanho da fonte

 Agricultura
Quinta-feira - 02/12/2021

Assessoria técnica orienta importância do aquecimento aos leitões recém-nascidos

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

Mais uma assessoria técnica dentro do Programa Mossoró Rural sobre suinocultura foi realizada nesta semana pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (FUNCERN). A visita aconteceu numa propriedade rural localizada no Sítio Picada I, zona rural de Mossoró.

Zootecnista e consultora, Mariana Freitas explicou que a visita foi para avaliar os animais e repassar orientações de melhorias para o produtor rural. Entre as orientações, a profissional destacou a importância do aquecimento aos leitões recém-nascidos, por meio de um equipamento próprio para garantir conforto aos animais e diminuir o risco de esmagamento.

“Foi orientado ao produtor sobre a importância do aquecimento aos leitões recém-nascidos, por meio do uso do escamoteador, em que garante conforto térmico aos animais e diminui problemas relacionados ao esmagamento quando o leitão procura a mãe em busca de conforto térmico”, disse Mariana.

“Recomendou-se o descarte de matrizes que apresentaram dificuldades no parto, parições com baixo número de leitões e leitões de baixo peso, pois a manutenção delas na propriedade não é viável financeiramente. Além disso, foi orientado sobre a altura dos bebedouros e vazão ideal para cada fase, pois tem influência direta no desempenho dos animais”, completou.

Mariana Freitas destaca ainda que a importância da assessoria técnica para o pequeno agricultor é importante para otimizar a produção e tornar uma atividade rentável para o produtor rural.

“Esse trabalho é realizado por meio de visitas mensais na propriedade, em que o técnico avalia os pontos críticos da produção e orienta com melhorias de acordo com as condições do produtor”, falou. A próxima visita ao criador será neste mês, a depender da disponibilidade do criador.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)