Tamanho da fonte

 Assistência Social e Cidadania
Terça-feira - 13/07/2021

Ação orienta higienização adequada da saúde bucal em crianças de 0 a 3 anos

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Cedida

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidade localizada no bairro Santo Antônio, através do Programa Criança Feliz, realizou uma ação de entrega de kits de higienização bucal para as crianças de 0 a 3 anos de idade participantes do programa. A medida também orientou os cuidadores a desenvolver uma escovação correta e teve parceria da Unidade Básica de Saúde (UBS) Chico Costa.

A coordenadora do CRAS Santo Antônio, Glenda Oliveira, destacou que a ação teve o intuito de iniciar logo nos primeiros dias de vida da criança o desenvolvimento de uma boa dentição nesse público. “O intuito da ação é desenvolver uma boa escovação para crianças de 0 a 3 anos e de fazer higienização bucal desde o primeiro mês de vida com gases e uma fraldinha limpa para fazer a limpeza”.

A odontóloga da UBS Chico Costa, Morgana Sousa, detalhou as etapas da escovação nas crianças até três anos de idade e enfatizou que aos pais os cuidadores devem iniciar a higienização logo nos primeiros dias de vida da criança e ensinou como iniciar o processo.

“A primeira coisa que a gente tem de ter em mente é que não podemos esperar sair os dentes para começar a fazer essa limpeza. E como eu posso fazer se ainda não tem dente? Eu posso utilizar uma gaze ou uma fraldinha limpa da criança vou envolver no indicador (dedo), vou molhar em água fervida filtrada e passar no interior da boca, incluindo bochecha e língua”.

Quando os primeiros dentes começarem a sair, a profissional destaca que a escova deverá entrar em cena e que os responsáveis pelas crianças devem ter cuidados na compra e utilização do equipamento para fazer a limpeza na boca da criança.

“A partir do momento que os dentes começam a sair a escova de dente vai entrar em cena. Essa escova deve ter o cabo curto, a cabeça curta, arredondada e macia para evitar que a criança se machuque. E quem é que deve fazer essa limpeza? Um adulto porque até os três anos a criança não tem habilidade alguma para fazer isso sozinha (escovação dos dentes), explicou a Morgana Sousa.

“Como ele deve fazer? Vai fazer movimentos circulares em mais ou menos quatro e quatro dentes, tanto nos dentes anteriores, como nos dentes posteriores, nos superiores, nos inferiores, pelo lado de fora e também pelo lado de dentro. Nessa outra superfície fazer movimento de vai e vem. Quando terminar de fazer isso em todos os dentes passar suavemente a escova nas bochechas e também na língua”, acrescentou.

A odontóloga da UBS Chico Costa explica como deve ser a frequência de higienização bucal para essas crianças. A medida também deve iniciar a partir dos recém-nascidos.

“Com que frequência eu devo fazer isso? Enquanto a criança não tem dentes basta uma vez por dia. Depois disso até os dois anos de idade duas vezes (dia) e a partir dos três anos de idade fazer três vezes por dia, principalmente antes de dormir para evitar que fique resto de comida parado por um longo período de tempo. Isso favorece o desenvolvimento de cárie”, falou Morgana que tira a dúvida dos pais também na questão da utilização ou do creme dental nesse período de vida das crianças.

“Muita gente também pergunta se eu devo usar creme dental em crianças pequenas. Pode utilizar, desde que ele tenha uma baixa concentração de flúor porque a criança até os três anos de idade não sabe cuspir. Ela vai ficar engolindo e ficar engolindo flúor por um longo período de tempo pode desenvolver uma coisa chamada fluorose, que causa mancha e deixa os dentes opacos”, finalizou.




Deixe seu comentário


0 Comentário(s)