Tamanho da fonte

Ações de saúde, assistência social e empregabilidade são realizadas no mercado do Bom Jardim

Por: Thiago Braga
Foto: Caio Juliano (Secom/PMM)

Na manhã desta quarta-feira (31), no mercado público do bairro Bom Jardim, a Prefeitura de Mossoró realizou mais uma edição do programa “Saúde + Perto de Você”. A iniciativa visa à promoção de mais saúde e qualidade de vida para a população por meio da oferta de uma série de serviços.

Na ocasião, foram disponibilizados ao público serviços como: vacinação, testagem rápida para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atendimento médico, orientações nutricionais, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, práticas integrativas complementares, cartão SUS.

Além disso, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e seus parceiros disponibilizaram orientações de combate às arboviroses com os agentes de endemias; serviços de empregabilidade com o Painel de Empregos; informações sobre o cadastro único com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

“É um projeto que a gente leva a saúde para mais perto das pessoas, naqueles lugares onde sabemos que essas pessoas têm dificuldade de procurar a unidade básica de saúde. A gente traz os serviços da atenção primária – a vacinação, a testagem rápida, o atendimento médico, nutricional. Trazemos a equipe da atividade física, serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e também da Secretaria de Assistência Social, buscando atender as demandas da população”, evidenciou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Francisca Dias, dona de casa. Foto: Caio Juliano (Secom/PMM)

Consumidores e comerciantes participaram ativamente do grande mutirão realizado no mercado público. “Acho muito importante essa ação para a gente cuidar da nossa saúde e ver como ela está. Vim para cá, não sabia nem que estava acontecendo esse evento aqui. Mas, já fiz os procedimentos todos e graças a Deus está tudo bem”, contou a dona de casa Francisca Dias.

“O nosso objetivo é trazer diversos serviços para mais perto desse público que trabalha o dia todo. São ações voltadas ao pessoal dos mercados públicos que muitas vezes chega três horas da manhã e passa o dia todo e não tem acesso a esses serviços”, destacou Fábia Queiroz, assistente social.

Hilda Cristiane, comerciante. Foto: Caio Juliano (Secom/PMM)

A comerciante Hilda Cristiane aproveitou a oportunidade na ação montada bem próxima a seu empreendimento comercial. “Para a gente do bairro é muito importante. Aqui você tem um médico, você faz a sua testagem de glicemia, verifica a sua pressão, faz teste de doenças sexualmente transmissíveis. Então, é ótimo para a população que tem uma ação como esta quase na sua porta de casa. Acho de grande importância e espero que aconteça em outros bairros”, disse.

“A nossa intenção com o projeto é levar para vários pontos, na última quarta-feira do mês. Essa ação acontece em pontos estratégicos para alcançar mais a comunidade, num trabalho com vários serviços de saúde que a gente oferece para a população. São ações voltadas para aquelas pessoas que não têm o horário de ir à UBS, pessoas que não têm um horário flexível para procurar os serviços da saúde”, evidenciou Lindinete Saturno, gerente de políticas públicas para saúde do município.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)