Tamanho da fonte

Sábado - 13/08/2022

Festival gastronômico e atrações musicais atraem grande público na Festa do Bode

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A sexta-feira (12), na 22ª Festa do Bode, evento promovido pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), foi marcada por sabores e muita música. A noite começou atraindo o público pelo paladar com a realização do Festival Gastronômico “Bode Arretado”, evento que tem como objetivo colocar a carne de bode como base dos cardápios. Neste ano a competição contou com a participação de três restaurantes Bacurim, Cândidus e Prato Gastronomia.

O secretário de Agricultura do município Faviano Moreira destacou que o festival gastronômico tem como principal objetivo mostrar que a carne de ovinos e caprinos possui condições de atender aos mais variados paladares. “O grande objetivo do festival é divulgar que a carne ovina e caprina pode atender a todos os paladares, faz parte da culinária nordestina. Os pratos que serão apresentados aqui hoje no festival como um hambúrguer feito com carne de bode é uma prova disso”, ressaltou Faviano.

A competição contou com a participação do coordenador de Gastronomia da UnP Glauber Soares, que enfatizou sobre o regulamento do Festival Gastronômico “Bode Arretado”. Segundo ele, todos os pratos que serão avaliados devem ter como base a carne de ovino ou caprino. “Nesta competição, os jurados irão avaliar textura, sabor, criatividade e apresentação e vamos ter um resultado final que premiará os competidores com troféus de 1º, 2º e 3º lugares”, detalhou.

O festival movimentou o Espaço Vila do Bode e os pratos apresentados pelos competidores reuniram a alta gastronomia com a culinária regional. O primeiro prato apresentado aos jurados foi servido pelo Restaurante Cândidus, um pernil de cordeiro com risoto de carneiro guisado, o segundo concorrente foi o Restaurante Prato Gastronomia que competiu com uma carne de sol de cordeiro com aligot de macaxeira com queijo parmesão e muçarela e queijo coalho maçaricado com mel de rapadura e o terceiro competidor do festival foi o restaurante Bacurim que serviu um Bode Burg – hambúrguer artesanal feito com carne de bode, queijo coalho feito com leite de cabra, molho feito com a nata do leite de cabra, geleia de hortelã, limão e melaço de cana e maionese feita com alho assado.

Todos os pratos foram degustados pelos jurados que elegeram o Bode Burg como o vencedor do Festival Gastronômico. Todos os competidores receberam troféus e a classificação foi a seguinte: 1º lugar Restaurante Bacurim, 2º lugar Cândidus e 3º Prato Gastronomia. Para Veridiana Jales, vencedora da competição, ganhar o primeiro lugar tem um significado especial e representa uma quebra de preconceito com a carne de bode. “Eu me sinto muito realizada com esse prêmio porque ele significa desmistificar o preconceito que as pessoas tem com a carne de bode. O nosso Bode Burg vai fazer parte do cardápio do Restaurante Bacurim a partir de agora”, declarou.

ATRAÇÕES CULTURAIS – A noite de sexta-feira também foi marcada por atrações culturais. Na Vila do Bode os repentistas Raimundo Lira e Lúcio da Silva abriram a programação que foi seguida pela cantora Caroline Melo, que animou o público com um repertório regional. No Espaço Vila do Forró a Banda Cavaleiros do Forró atraiu uma verdadeira multidão e em seguida a noite foi encerrada com a apresentação do cantor Bruno Martins.

3 Comentário(s)