Tamanho da fonte

Terça-feira - 09/08/2022

Secretaria de Saúde realiza ação educativa no CAPS Infantil sobre importância da primeira infância

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação da Política de Atenção Integrada à Saúde da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), realizou nesta terça-feira (9) uma ação educativa no Centro de Assistência Psicossocial Infantil (CAPS I).

A atividade está dentro do Projeto Mês da Primeira Infância. A primeira infância representa a faixa etária de crianças de zero a seis anos de idade. É nesta fase que os pequenos recebem os principais estímulos motores, emocionais e intelectuais. E, quanto melhores e mais qualificadas forem essas experiências nos primeiros anos de vida, melhor será o desenvolvimento do indivíduo na vida adulta.

Coordenadora da Política de Atenção Integrada à Saúde da Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal de Saúde, Janielly Mendonça explicou que a ação é importante para o desenvolvimento e aprendizado das crianças que estão nesta faixa etária e são assistidas pelo equipamento.

“A equipe do CAPS I e a equipe do Programa Criança Feliz desenvolveram nesta manhã um atividade lúdica para as crianças e também uma roda de conversa com os pais e responsáveis pelos menores sobre a importância de tratar o tema primeira infância. Tivemos duas psicólogas que ouviram depoimentos deles sobre os cuidados e dedicação com as crianças diariamente”, disse Janielly.

“A gente veio falar um pouco sobre o desenvolvimento da criança nessa fase da primeira infância e trazer uma roda de conversa com os pais e responsáveis onde abordamos com eles diversos pontos importantes sobre o tema. Pedimos a eles que trouxessem experiências que têm com os filhos. No final realizamos uma dinâmica que integrou pais e filhos”, contou a psicóloga Lara Ribeiro.

Maria Auxiliadora, mãe de duas filhas assistidas pelo CAPS I, ressaltou a importância da ação. “É muito importante para o aprendizado das nossas crianças, principalmente para as minhas filhas que são autistas. Nós pais também aprendemos com essas ações que são realizadas aqui”, resumiu.

Coordenadora do Programa Criança Feliz, Denisa Praxedes informou que durante o mês de agosto haverá inúmeras atividades relacionadas à campanha como, por exemplo, oficinas e rodas de conversas nos diversos equipamentos das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.

“Durante o mês teremos várias atividades em parceria da Saúde, Assistência Social e Educação. Vamos ter oficina de confecções de brinquedo, de música nas Unidades de Educação Infantil (UEIs), salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e alguns momentos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs)”.

0 Comentário(s)