Tamanho da fonte

Assistência Social e Cidadania
Sexta-feira - 05/08/2022

“Primeira Infância”: Semasc realiza evento de abertura para enfatizar os direitos das crianças

Por: Solange Santos
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) promoveu na manhã desta sexta-feira (5) a abertura do “Mês da Primeira Infância”, com o dispositivo composto por mulheres que representam segmentos do município que trabalham em rede em prol dos cuidados de direitos das crianças.

“Estou muito feliz como secretária em ver todo esse público representado por vários equipamentos prestigiando esse evento. Estamos aqui em rede para fortalecer esse trabalho de cuidados com a primeira infância. Estamos na expectativa das atividades que iremos realizar durante todo este mês nas escolas e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) com o olhar voltado aos pequeninos”, declarou.

É na primeira infância que os cuidados se mostram mais necessários, contribuindo consideravelmente para a construção de conhecimentos e desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança. Cuidar, educar e brincar estimula a criança a crescer de forma mais saudável.

“Não apenas para o desenvolvimento cognitivo que a ciência e pesquisa já mostram, mas é fundamental essa fase da primeira infância para que a criança desenvolva o seu papel de aprendizado e também a questão dos valores, dos laços e a importância de ter realmente uma rede e uma família presente com demonstração de cuidado e proteção”, enfatizou a assistente social Dorizângela Lima.

O objetivo da Semasc em meio às ações que serão realizadas durante todo o mês de agosto é chamar a atenção da população e de toda a rede de proteção para os cuidados com a primeira infância. No evento de hoje foi possível perceber o engajamento que existe no meio dos representantes de cada equipamento envolvido.

Para Denisa Praxedes, que coordena o “Programa Criança Feliz”, que acompanha de perto a realidade de muitas crianças assistidas pelo município, esse é um momento de dar as mãos e festejar a união de todos. “Estou muito feliz, nosso objetivo nesse evento foi alcançado, toda a rede está presente e sei que juntos vamos desempenhar um trabalho em defesa dos direitos de nossas crianças”, frisou.

É na escola que aprendemos a ler e a escrever ainda criança. Mas além de alfabetizar, a escola também constrói valores que se perpetuam por toda a vida. “É fundamental entender e contribuir para a educação das nossas crianças que devem acontecer de forma integral e integrada. Por isso a importância da reunião das principais secretarias que trabalham diretamente com as crianças. É preciso entender que uma criança bem-educada ela se comportará como um adulto que irá trazer benefícios para a sociedade", concluiu a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.

0 Comentário(s)