Tamanho da fonte

 Educação
Quarta-feira - 03/08/2022

Com eleições realizadas, posse de conselheiros escolares acontece no dia 16 de agosto

Por: Maricelio Almeida
Foto: Arquivo | Allan Phablo (Secom/PMM)

Com a conclusão das eleições para os Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, a Secretaria Municipal de Educação (SME) prepara agora a posse dos 1.308 representantes (titulares e suplentes) escolhidos pelos seus pares. A solenidade acontece no dia 16 de agosto, nas próprias escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs), conforme prevê o edital que norteia as eleições. Toda a comunidade é convidada a participar.

O pleito foi finalizado nesta terça-feira (2), com o processo sendo realizado em quatro unidades de ensino. A entrega da documentação para a posse deve ser feita até o próximo dia 10. No total, a Rede Municipal possui 86 Conselhos. Os representantes de 82 deles já haviam sido escolhidos no dia “D” da eleição, ocorrido em 26 de julho.

“Destacamos que estas eleições tiveram como diferencial, neste momento democrático, a participação de toda a equipe da SME, desde a secretária Hubeônia Alencar, do diretor de Gestão Escolar, Wandilson de Oliveira, passando pelos gerentes e técnicos, que acompanharam in loco o dia ‘D’ da eleição”, pontuou Rilzonete Batista, coordenadora do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE), vinculado à Gerência Executiva Pedagógica da SME.

Rilzonete Batista, coordenadora do GAFCE

Os 1.308 conselheiros definidos em votação segmentada desempenharão suas funções no biênio 2022-2024. Os conselhos são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola, sendo que estes últimos não podem ocupar a presidência do órgão. Cabe ao colegiado zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, destaca a importância das eleições realizadas na Rede. “Democracia só se faz com participação social, e é exatamente por isso que a Secretaria Municipal de Educação vem realizando e acompanhando cuidadosamente todo o processo para a escolha dos membros dos Conselhos Escolares das nossas unidades de ensino, um processo eleitoral que garante a participação efetiva de toda a comunidade escolar”, finalizou.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)