Tamanho da fonte

Terça-feira - 26/07/2022

Secretaria disponibilizará a partir do próximo sábado vacina contra a febre amarela aos finais de semana

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM/ARQUIVO)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passará a ofertar a vacina contra a febre amarela nos pontos extras de vacinação contra a Covid-19 e Influenza a partir do próximo sábado (30), durante a campanha “Mossoró Vacina”, idealizada pela Prefeitura de Mossoró. A medida valerá, inicialmente, somente aos finais de semana.

Coordenador municipal de Imunização, Etevaldo Lima explica que o estado do Rio Grande do Norte implantou essa vacina no calendário este ano. O imunizante é recomendado desde 2020 pelo calendário nacional. Etevaldo Lima lembra que podem tomar a dose pessoas de 9 meses a 59 anos.

“Deve tomar uma dose da vacina a partir de 9 meses até 59 anos a população que nunca tomou. A criança menor de 5 anos precisa tomar duas doses da vacina da febre amarela”.

O coordenador destaca ainda que a vacinação para pessoas acima de 60 anos só com autorização médica. “O idoso pode até tomar a vacina, mas é avaliado o risco/benefício. Ele por si só já é imunossuprimido pela questão da idade. Esse público acima de 60 anos tem de ter autorização médica para receber o imunizante”, disse.

Vale lembrar que a vacina já é disponibilizada em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no município durante a semana. Ofertam o imunizante as UBSs José Fernandes; Lucas Benjamim; Ildone Cavalcante, Epitácio da Costa; Maria Soares; Chico Porto; Luiz Escolástico; Vereador Lahyre Rosado; José Holanda; José Leão; e Chico Costa.

0 Comentário(s)