Tamanho da fonte

 Assistência Social e Cidadania
Quinta-feira - 21/07/2022

Merendeiras e cozinheiros da Semasc passam por capacitação

Por: Solange Santos
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) realizou na manhã desta quinta-feira (21), no auditório Alcides Belo, no Centro Administrativo, uma capacitação para merendeiras e cozinheiros que trabalham nos equipamentos dirigidos pela secretaria.

A nutricionista Milena Cajarana abordou o tema “Planejamento de Cardápio e Recebimento de Alimentos” visando a necessidade de capacitar os novos profissionais que estão chegando aos equipamentos. A capacitação também visou assegurar a oferta adequada de uma alimentação segura e de qualidade nutricional, promovendo assim a educação alimentar; como também orientar e/ou instruir acerca de controle e cuidados durante o recebimento da matéria-prima alimentar.

“Com a chegada de novos profissionais se faz necessário apresentar a logística da secretaria, desde a solicitação da alimentação até a chegada na instituição e armazenamento. Seguindo o cardápio vamos evitar o desperdício de alimentos ao mesmo tempo que realizamos a educação nutricional com os usuários. Vamos evitar repetições, possibilitando uma variedade maior e uma diversidade de nutrientes. Dessa forma trabalhamos a educação nutricional e hábitos alimentares saudáveis”, enfatizou

Titular da pasta, Evanice Fernandes fala sobre o trabalho que a Semasc vem realizando para capacitar toda a equipe com o objetivo de oferecer um atendimento cada vez melhor.

“A atual gestão não tem medido esforços em investir nessas capacitações. É de suma importância essa temática, pois reforça o que a Constituição Federal de 1988 e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional preveem que é o acesso regular e permanente à alimentação adequada e de qualidade como direito fundamental do ser humano, e essas ações são pensando na qualidade dos alimentos que são consumidos pelos usuários da política de assistência social, frisou.

Diretora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Alto do Sumaré, Cyntia Rego ressalta o quanto é importante capacitar as merendeiras e cozinheiros para o bom aproveitamento dos alimentos. “Eu vejo essa capacitação de forma bem positiva para que os nossos profissionais possam ter noção de como manusear, armazenar, dividir em porções os alimentos para manter uma boa qualidade na hora de servir. Todo aprendizado é importante e essa capacitação possibilita que nossos profissionais sintam-se valorizados no papel que eles exercem”, declarou.

Gustavo Oliveira, que é cozinheiro, disse que receber essa capacitação fez ele se sentir valorizado como profissional pela Semasc. “Essa capacitação é de suma importância e faz com que a gente se sinta valorizado como profissional. Para mim é algo que vai enriquecer nossos conhecimentos de como trabalhar no dia a dia, agregando mais valor à nossa profissão”, disse.

 


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)