Tamanho da fonte

Quarta-feira - 29/06/2022

Manipuladores de alimentos da Rede Municipal de Ensino passam por capacitação

Por: Maricelio Almeida
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró, por meio da Coordenadoria de Alimentação e Nutrição Escolar, promoveu nesta quarta-feira (29) um encontro formativo voltado para merendeiros, merendeiras e auxiliares de cozinha de escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino. A capacitação foi realizada no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, discutindo a execução de cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Pela manhã, o encontro reuniu merendeiros(as) e auxiliares de cozinha das escolas da Rede Municipal. À tarde, a capacitação foi direcionada para profissionais que atuam nas UEIs. A formação foi conduzida pelas nutricionistas da SME: Shirlley Martins (coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar), Leila Paiva e Suzanne Raíssa. O evento também contou com a participação da secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar.

“Estamos em pleno desenvolvimento do nosso Programa de Formação Continuada. Esta é uma semana de atividades intensas. Começamos com a formação dos auxiliares de sala, nossos estagiários da Educação Especial, e estamos também com as merendeiras e auxiliares de cozinha. Um momento importante, em que nós tratamos tanto da execução do cardápio orientado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, mas também fazemos um acolhimento, destacando a relevância do trabalho das merendeiras e auxiliares nas unidades de ensino da Rede Municipal”, frisou Hubêonia Alencar.

A coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da SME, Shirlley Martins, também ressaltou a relevância da formação. “Esse momento é de grande importância, porque a gente apresenta, de maneira prática, como se elabora o cardápio, fala do processo de licitação, das chamadas públicas, sobre recebimento, armazenamento, sobre a execução na hora de cozinhar o alimento, até o processo de distribuição”, explicou, acrescentando ainda:

“Para chegar ao cardápio, a gente passa por todo um processo técnico de elaboração, seguindo diretrizes e recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do PNAE. A gente tira muitas dúvidas, para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, pontuou a nutricionista Shirlley Martins.

A capacitação desta quarta (29) integra, como explicou a secretária Hubeônia Alencar, o Programa de Formação Continuada da SME. A coordenadora de Avaliação e Formação Continuada, professora Eliane Araújo, enfatiza que esse trabalho seguirá acontecendo ao longo de todo o ano.

“Essas formações acontecem ao longo do ano e a gente contempla todos os segmentos da Secretaria Municipal de Educação. A formação continuada visa contribuir com a capacitação do profissional, para que ele venha a atender melhor as demandas que chegam no dia a dia. E nessa direção nós estamos contemplando as temáticas que são pertinentes, que são necessárias”, comentou.

Francisca Raimunda, merendeira da UEI Rosa Pinto, destacou que o encontro formativo é uma oportunidade para adquirir mais conhecimento para a execução dos cardápios na unidade de ensino. “Muito importante essa capacitação, porque a gente se prepara mais, adquire mais experiência. Todo dia a gente tem que aprender. Eu digo com muito prazer, com muito orgulho que a merenda é muito boa de se trabalhar. Estou muito feliz. Os pais também estão muito satisfeitos, assim como as crianças”, disse.

“O cardápio elaborado pelas nutricionistas é muito bom de se trabalhar, seja em valor calórico, nutricional, tudo perfeito. Os cardápios são de fácil acesso, a montagem, o preparo, e produtos são de ótima qualidade. Isso ajuda na parte nutricional das crianças. A gente vê que elas gostam do cardápio variado, bem elaborado. Tem sido muito gratificante. E esse momento de esclarecimento dos pratos é excelente”, concluiu a merendeira Alvanir Damares, da UEI Júlio Galdino.

0 Comentário(s)