Tamanho da fonte

Mais de 750 agentes estarão envolvidos na segurança do MCJ 2022

Por: Wesley Duarte
Foto: Cedida

A Prefeitura de Mossoró apresentou nesta segunda-feira (30), o Plano de Segurança que garantirá a tranquilidade do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) 2022. O esquema de ações será executado a partir da data que antecede o “Pingo da Mei Dia”, na sexta-feira (3), e envolverá em média 758 agentes da segurança pública do Estado e do Município.

Neste ano, o maior bloco junino do Brasil, “Pingo da Mei Dia”, que acontece em 4 de junho, estará mais seguro. Isso porque o município profissionalizou o evento, promovendo o isolamento da área da festa, na intenção de impossibilitar a entrada de armas e materiais ilícitos. O forte esquema de segurança contará ainda com o uso de tecnologia avançada, com oito câmeras de identificação facial espalhadas pelo Corredor Cultural.

O videomonitoramento foi totalmente ampliado na avenida Rio Branco, contabilizando 40 câmeras. As mais avançadas, utilizadas historicamente em grandes eventos, possuem tecnologia de identificação facial, possibilitando localizar pessoas foragidas da justiça ou procuradas pela polícia. As imagens serão enviadas em tempo real para o Centro de Operações da Guarda Municipal, que neste ano se integra com o CIOSP da Polícia Militar.

A segurança do evento terá participação da Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal e do Departamento Estadual de Trânsito. Além do efetivo a pé, haverá o apoio de viaturas das forças de segurança parceiras, promovendo o suporte logístico às ações preventivas de controle e segurança do evento.

“Planejamos uma ação integrada, com a participação de todas as forças de segurança. Neste ano teremos uma central de monitoramento exclusiva para o “Mossoró Cidade Junina”. O efetivo estará nas entradas, como também ao longo de todo o percurso do evento. É mais segurança para o cidadão mossoroense, o turista que vem à cidade curtir a festa, brincar de maneira tranquila e segura”, destacou Cledinilson Morais, secretário de Segurança.

“Pingo da Mei Dia”

Quem vier curtir o “Pingo da Mei Dia” notará o forte esquema de segurança montado para o evento. Serão oito entradas para o maior bloco junino do País, que começará no dia 4 de junho, pontualmente ao meio-dia. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), a entrada de cooler, assim como bebidas em garrafas de vidro, será liberada.

“No ‘Pingo da Mei Dia’, embora seja fechado para maior segurança da população, será permitida a entrada de cooler”, explicou o titular da SESDEM, Cledinilson Morais. E conclui: “Montamos estrategicamente todo um plano de ações visando impedir que pessoas entrem no evento com armas, drogas e materiais ilícitos. Estamos garantindo segurança máxima para o maior bloco junino do Brasil”.

Polos do Mossoró Cidade Junina

Nos Polos Estação das Artes, Cultura Popular, Circo do Forró, Cidadela, "Chuva de Bala no País de Mossoró" e Arena das Quadrilhas, o esquema de segurança é reforçado com 580 agentes por noite. A programação de shows na Estação das Artes, antiga estação ferroviária do município, começará em 9 de junho, assim como a estreia do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró” e da Cidadela.

Em relação à entrada de bebidas no Polo Estação das Artes, a SESDEM seguirá as regras de segurança adotadas nas edições anteriores, onde foi estabelecido a proibição de entrada de cooler e bebidas em garrafas de vidro. Neste sentido, a secretaria orienta aos interessados que desejam consumir bebidas quentes dentro da Estação, que procurem armazenar suas bebidas em garrafas pet.

Intervenção no trânsito

O esquema de segurança viária também foi apresentado à sociedade. A título de organizar o trânsito nas imediações do evento, o Departamento de Mobilidade adotará intervenções nas áreas do Corredor Cultural, compreendendo os eventos: “Pingo da Mei Dia”, “Boca da Noite”, Polo Estação das Artes, além da Cidadela e do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”.

A região do entorno do Corredor Cultural será isolada a partir das 18h da sexta-feira (3), facilitando a logística para montagem de estruturas. O mapa aponta os locais onde serão instaladas barreiras para viabilidade dos eventos.

O “Mossoró Cidade Junina” 2022 acontece de 4 a 25 de junho, com extensa programação de shows envolvendo artistas locais e nacionais, além de apresentações artísticas. As festividades iniciam no próximo sábado (4) com o tradicional “Pingo da Mei Dia”.

Apresentação do Plano de Segurança. Foto: Wilson Moreno
Secretário de Segurança, Cledinilson Morais apresenta plano à sociedade. Foto: Wilson Moreno

0 Comentário(s)