Tamanho da fonte

 Educação
Segunda-feira - 25/04/2022

Moradores do polo Jucuri comemoram entrega de novas instalações de escola municipal

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Os moradores do polo Jucuri, zona rural, receberam com entusiasmo a entrega das novas instalações da Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto, equipamento que foi completamente revitalizado e ganhou novo mobiliário após serviços de manutenção executados pela Prefeitura de Mossoró. A entrega aconteceu na tarde desta segunda-feira (25), em solenidade que contou com a presença de pais e mães de alunos, de estudantes, servidores da unidade e do prefeito Allyson Bezerra.

“A reforma ficou bem-feita. A escola ficou linda e maravilhosa para receber os nossos filhos, de portas abertas. Os professores estão com saudade e os nossos filhos também estão com saudade da escola, porque bom é estudar”, comemorou Paloma Cristina, mãe da pequena Ana Cecília, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental. “É um momento de realização. A comunidade esperava muito por esse momento. Estou muito feliz. A escola ficou linda, maravilhosa”, complementou Leilma da Silva, mãe da estudante Geovana Isabelle, do 3º ano do Ensino Fundamental.

A estudante Geovana também celebrou a manutenção da escola. “Era um pouco bagunçada, as janelas eram quebradas, mas agora ajeitaram e ficou muito bonita essa escola”, disse. Raquel de Góis, vó da aluna Ingridy Jayanne, afirmou que se sente feliz com os serviços realizados na unidade de ensino. “Eu fico muito feliz, porque fazia muito tempo que não era ajeitada, não tinha reforma, as mães estavam muito aperreadas, e hoje chegou o dia, um momento muito esperado. Ficou muito bonita a escola, espero que continue assim”, complementou.

Durante a solenidade de entrega das novas instalações da escola, o morador Jean Carlos, da comunidade do Jucuri, declamou um cordel produzido especialmente para a ocasião. “Nasci e me criei aqui nessa comunidade. Hoje tenho meu filho estudando aqui, e é uma alegria imensa essa entrega, porque a estrutura estava totalmente comprometida, e em tão pouco tempo a gestão abraçou essa causa e está entregando uma escola revitalizada”, comentou Jean, que é pai do pequeno Lucas Eliabe, aluno do 1º ano do Ensino Fundamental.

Conforme dados da Coordenadoria de Registro e Inspeção Escolar da SME, a Escola Ricardo Veira do Couto possui 348 alunos matriculados, em 14 turmas de Ensino Infantil e Fundamental. As aulas presenciais na unidade serão iniciadas nesta terça-feira (26), em um espaço completamente adequado para receber as crianças e os adolescentes, como destaca a diretora Josineide Santana. “A melhoria da estrutura vai beneficiar toda a comunidade, tornando a escola aconchegante, facilitando o processo ensino-aprendizagem das crianças. A escola está linda, impecável, vamos acolher nossas crianças e adolescentes a partir desta terça”, afirmou.

A alegria em ver a escola revitalizada também é destacada por ex-funcionários como a aposentada Maria das Dores. “Me sinto maravilhada. Nunca tinha visto a escola assim e hoje estou vendo. Tenho sobrinho que estuda aqui. Minhas filhas estudaram aqui, fizeram até o 9º ano. Estou muito satisfeita, feliz pelas mães que hoje estão com seus alunos aqui. Quem viu esse colégio antes e ver agora, dá para se emocionar”, relatou.

ESCOLA GANHA MOBÍLIA NOVA

Não foi só a parte estrutural da Escola Ricardo Vieira do Couto que foi revitalizada. O espaço também ganhou uma nova mobília, com 100% das carteiras novas. “Há quase duas décadas, desde a construção, esta escola não passava por nenhum serviço de manutenção. Estamos hoje aqui entregando à comunidade não só a escola em condições adequadas, instalações adequadas, com problemas estruturais históricos resolvidos, mas com todas as carteiras, toda a mobília nova. Isso é muito importante para nós, porque é a reafirmação do nosso compromisso com a educação. Todos esses fatores contribuem para um ensino de melhor qualidade”, afirmou a secretária de Educação, professora Hubeônia Alencar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismos e Serviços Urbanos (SEIMURB), as obras na Escola Ricardo Vieira do Couto contemplaram toda a estrutura do prédio com serviços em diversas frentes, como, por exemplo, revisão de cobertura, de esquadrias, pintura, revisão elétrica e hidráulica, manutenção de portas e janelas, entre outros. Um investimento, em infraestrutura, de aproximadamente R$ 200 mil. “Trouxemos toda a parte de manutenção da escola, revisão de telhado, toda a sua parte elétrica, hidráulica, fizemos uma manutenção geral para que ela receba a população, as crianças com dignidade”, enfatizou o secretário Rodrigo Lima.

                                                                       Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)

O prefeito Allyson Bezerra afirmou que esta é a primeira de uma série de entregas que a gestão municipal fará este ano na área da educação.  “Começamos a fazer as entregas que são muito significativas para nós, que é entregar uma educação melhor. Hoje nós estamos aqui concretizando um sonho, um sonho das crianças que gostariam de estudar em uma escola melhor, com as carteiras de qualidade, e bem diferente do cenário que nós, quando assumimos a Prefeitura, encontramos: chovendo dentro das salas de aula, as salas com cupim, a cozinha sem nenhuma condição de fazer uma comida de qualidade, as salas de aula sem terem condições de oferecer um ensino de qualidade”, disse, acrescentando:

“Nós não estamos entregando apenas paredes novas, reformadas, cobertura completamente reformada, uma pintura bonita, estamos entregando além: são as carteiras para que as crianças e os nossos adolescentes, jovens, tenham onde sentar para de fato ter uma educação de qualidade. Não vai mais chover água dentro da sala de aula, o que vai ter agora é chuva de boa educação, isso se soma ao trabalho que a gente vem fazendo em outras frentes na educação”, reforçou o gestor.

Allyson ainda lembrou os investimentos que a gestão vem fazendo na melhoria do transporte escolar, inclusive com veículos sendo disponibilizados para alunos universitários do polo Jucuri; entrega do caminhão frigorífico para o transporte da merenda escolar; conclusão de obras inacabadas e valorização dos profissionais da educação, com ações como o reajuste salarial de 37,67%. “Vamos continuar avançando”, concluiu o prefeito.

A solenidade de entrega das novas instalações da Escola Ricardo Vieira do Couto contou também com a presença dos secretários(as) municipais Evanice Fernandes (Assistência Social e Cidadania); Morgana Dantas (Saúde); Cledinilson Morais (Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito); Edmilson Freire Jr. (Finanças); Faviano Moreira (Agricultura e Recursos Hídricos), além dos vereadores Lawrence Amorim, Ricardo de Dodoca, Naldo Feitosa, Marckuty da Maísa, Genilson Alves, Lucas das Malhas, Raério Araújo e Wigis do Gás.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)