Tamanho da fonte

Terça-feira - 05/04/2022

“Tempo de Aprender”: Secretaria de Educação convoca Assistentes de Alfabetização

Por: Maricelio Almeida
Foto: Arquivo | Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), publicou, na última sexta-feira (1º), edital com o resultado da classificação dos candidatos inscritos no Processo Seletivo Simplificado (PSS) com vagas para Assistentes de Alfabetização que irão atuar no programa “Tempo de Aprender”, instituído pelo Ministério da Educação (MEC). O Município também publicou a convocação de 27 candidatos, que devem se apresentar na SME até esta quarta-feira (6), das 8h às 12h.

Os candidatos convocados poderão atuar no “Tempo de Aprender” por até oito meses, com início na próxima segunda-feira (11). O período de desenvolvimento das atividades poderá ser alterado conforme normas e diretrizes estabelecidas pelo MEC. De acordo com Márcia Núbia Fonseca, coordenadora da comissão responsável pelo Processo Seletivo, os selecionados começaram a se apresentar nesta terça (5), para assinarem o Termo de Adesão.

Na sequência, os assistentes participam do curso Práticas de Alfabetização, disponível na plataforma AVAMEC, e logo após iniciam suas atividades nas escolas. “Os assistentes irão auxiliar no processo de alfabetização de alunos de turmas do 1° e 2° Ano do Ensino Fundamental, em escolas contempladas com o programa”, explica Márcia Núbia Fonseca.

Para atuação no “Tempo de Aprender”, o Assistente de Alfabetização selecionado receberá, a título de ressarcimento de despesas com transporte e alimentação, ajuda de custo no valor de R$ 150,00 por turma, valor que, em nenhuma hipótese, confunde-se com remuneração por serviços prestados, já que a natureza da atividade é voluntária.

O Processo Seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, por uma única vez. A aprovação do candidato gera apenas expectativa de convocação, que obedecerá ao limite de vagas existentes nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

2 Comentário(s)

• Alcioneide Cardoso
    Eu fui aprovada para essa função, recebi a grade horários com antecedência e compareci ao primeiro dia de trabalho 04/04, aqui na minha cidade, Teresópolis. Fiquei responsável por dar assistência para 4 turmas. Duas pela manhã e duas à tarde. De acordo com o horário, entendi que daria assistência para dus tumas pela manhã de 8 às 11:30 nas segundas e terças e de 12:30 às 14:10, porém não seria assim. No primeiro dia tomei ciência que teria que ir à escola 4 dias na semana, sendo que três dias por semana, segunda, terça e quarta teria que ficar na escola de 8:00 às 16:15 e nas quintas feiras de 10:00 às 13:00hs. Compareci no dia 04 e cumprir o horário estabelecido para esse dia, de 8:00 às 16:15, porém enviei mensagem para secretaria de educação via email e para a escola via whatsapp, desistindo de prestar o trabalho voluntário nessas condições de horários, pois eu preciso trabalhar para me sustentar. Em que horário eu iria fazer isso?

• Alcioneide Cardoso