Tamanho da fonte

Sexta-feira - 01/04/2022

Caps I e CER IV disponibilizam atendimento especializado para crianças e adolescentes com autismo

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem destinando atenção especial ao setor de saúde mental no município. A contratação de profissionais especializados, como é o caso do neuropediatra contratado para realizar os atendimentos no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), é um dos investimentos destinados ao setor na cidade.

Entre os serviços destinados ao setor de saúde mental, o trabalho realizado no Centro de Atenção Psicossocial Infantil de Mossoró (CAPS I) vem se destacando também como uma opção para crianças e adolescentes que tem autismo. De acordo com a diretora da unidade Erika Vanessa Silva, mais de 60% das crianças e adolescentes que fazem tratamentos no Caps I, tem como diagnóstico o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O município disponibiliza duas unidades para atendimento especializado à criança e adolescente, o CER, localizado no bairro Santo Antônio e o Caps I localizado no bairro Nova Betânia. “O meu filho é atendido aqui no Caps I e quando ele começou o tratamento foi diagnosticado com autismo no nível grave e a assistência que ele recebe aqui da equipe multidisciplinar tem contribuído muito e hoje o autismo dele já é moderado. Percebo uma grande evolução na conquista dele por autonomia”. O depoimento é de Sidney Márcio Barroso, pai de criança autista.

A história de Sidney com o filho, hoje com 11 anos, adotado ainda muito pequeno, chama a atenção dos demais pais e mães de crianças e adolescentes que fazem tratamento nas unidades da SMS. Sidney conta que quando o filho tinha 2 anos e 8 meses foi diagnosticado com autismo. Então, ele parou de trabalhar para se dedicar ao tratamento do filho. “O autista precisa de três coisas para se desenvolver: terapia, escola e atenção da família. Por isso, eu decidi parar de trabalhar para ajudar no desenvolvimento dele”, relatou.

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL -  Titular da Coordenadoria Municipal de Saúde Mental de Mossoró, Kaliana Fenandes reforça a importância dos serviços oferecidos pelo Município no tratamento de crianças e adolescentes com TEA. “O Caps Infantil e o CER IV são unidades de referência no tratamento do autismo aqui em Mossoró. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos aos sinais que possam apontar algum comprometimento no desenvolvimento da criança, por que quanto mais cedo o autismo for detectado melhor é o desenvolvimento a partir do tratamento”, destacou Kaliana.

Neste sábado (2) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e as unidades de Mossoró Caps I e CER IV realizarão um dia de comemoração alusiva à data, na próxima terça-feira (5). O evento será realizado no Estádio Nogueirão, a partir das 8h.

0 Comentário(s)