Tamanho da fonte

Bueiros e bocas de lobo entupidos com lixo contribuem para alagamentos das ruas de Mossoró

Por: Valéria Persali
Foto: Cedida

Uma forte chuva que durou pelo menos cinquenta minutos alagou ruas e trouxe transtornos para moradores de Mossoró nesta sexta-feira (25). A Defesa Civil de Mossoró registrou precipitação máxima de 60 milímetros.

O lixo é um dos grandes responsáveis por alagamentos, entope galerias de águas pluviais e causa assoreamento de rios e córregos, o que favorece transbordamentos no período das cheias. Além da poluição e risco de doenças, o descarte indevido de lixo preocupa, principalmente nesta época do ano, quando as chuvas ficam mais intensas e podem agravar o problema das enchentes.

Em vistorias pelas ruas e avenidas neste sábado (26), a Defesa Civil detectou bueiros e bocas de lobo cheias de lixo. Como é o caso da região dos Correios, no bairro Doze Anos, que registrou forte alagamento ontem à noite.

Portanto, moradores que depositam o lixo em qualquer lugar colaboram para agravar as enxurradas que alagam residências e causam prejuízos.

“Pedimos a colaboração da população para que não jogue lixo nas ruas. Essa ação provoca entupimento de bueiros, bocas de lobo e galerias, resultando em problemas ainda maiores como alagamentos”, afirmou Alcivan Gama, coordenador da Defesa Civil.

Obras de drenagem
Na cidade, alguns pontos onde tradicionalmente ocorriam alagamento, transtornos foram evitados devido às obras de drenagem realizadas pela Prefeitura de Mossoró ainda em 2021. É o caso da avenida Leste Oeste, na região da Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares (COBAL), onde a água escoou de forma rápida. O mesmo aconteceu na avenida João da Escóssia, que teve a água escoada para a Lagoa do Bispo, evitando maiores transtornos na região.

Alerta de chuvas fortes
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou alerta para chuvas intensas até as 11h deste domingo (27), em todo o Rio Grande do Norte.

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Mossoró pelo telefone 199.

0 Comentário(s)