Tamanho da fonte

Terça-feira - 22/03/2022

Estudantes da Escola Alcides Manoel apresentam exposição “Mulheres em foco”

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Celina Guimarães Viana. Alzira Soriano. Maria Quitéria. Olga Benário. Maria da Penha. O que elas têm em comum? São mulheres que fizeram história e deixaram um legado para as gerações futuras, de luta, de conquistas, de superação. A trajetória dessas e de tantas outras mulheres está exposta em um trabalho desenvolvido por alunas e alunos da Escola Municipal Alcides Manoel de Medeiros, localizada no bairro Redenção.

De acordo com a professora Sussana Silva, coordenadora do projeto “Mulheres em foco”, idealizado em homenagem ao 8 de março e ao Mês da Mulher, a exposição, que conta 24 cartazes fixados nas paredes da Escola Alcides Manoel, tem alcançado o objetivo proposto.

“O projeto surgiu de uma necessidade dos adolescentes da nossa comunidade conhecerem um pouco mais a história de grandes mulheres. Mulheres que tinham sonhos, realizaram esses sonhos, mulheres que tinham desejos e alcançaram esses objetivos através de muita luta, de muito trabalho, dedicação e força. Conseguimos trazer esse caráter de reflexão e o objetivo foi alcançado”, pontuou a docente, relatando que as mulheres que fazem parte da escola também foram homenageadas.

Ainda segundo Sussana Silva, a exposição também se propõe a lembrar que o Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data comemorativa. “É um dia de valorização das conquistas, valorização da mulher em si. Com esse trabalho, reforçamos para as próprias adolescentes que elas podem, sim, realizar os sonhos delas, lutando, buscando o espaço delas na sociedade, que ainda é tão machista”, complementou.

Diretor da escola, Celielton Silva aponta a importância do projeto sob o ponto de vista de socialização dos alunos, que estavam em aulas remotas há dois anos e retornaram às salas de aulas físicas no dia 7 de março. “Os alunos se sentem abraçados pela escola com um projeto desse tipo, eles vivenciaram a escola novamente. O projeto trouxe de novo a rotina que eles tinham anteriormente, por isso que foi muito expressivo, a participação foi muito boa”, disse.

A secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, também ressalta a importância desse trabalho desenvolvido pela Escola Alcides Manoel. “É um verdadeiro resgate da história de grandes mulheres, que desempenharam importantes papéis no curso da história. O resgate em si já é uma ação de empoderamento feminino, porque o interessante é que essas mulheres possam inspirar outras mulheres a também assumirem lugares de destaque na sociedade, a perceberem a força que a mulher tem”, afirmou.

Participaram do desenvolvimento e da apresentação do trabalho cerca de 100 alunas e alunos de turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Laura Sâmara e Bárbara Vitória, por exemplo, puderam conhecer melhor a trajetória de vida e de conquistas da jogadora de futebol Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa.

“Foi ótimo ter aprendido a história dela, o passado dela, ter consciência do que ela passou e falar sobre isso para as outras pessoas também”, destacou Laura Sâmara. “Foi uma boa oportunidade de a gente poder aprender sobre quem foi ela, sobre a história dela, tudo que ela vivenciou. Eu adorei a oportunidade de participar do projeto”, reforçou Bárbara Vitória.

O estudante Felipe Guimel, também do 9º ano, ficou responsável em apresentar aos colegas da escola a história da revolucionária alemã Olga Benário. Ele conta o que aprendeu com a exposição. “Foi uma ótima oportunidade para aprender sobre uma mulher que fez muita história, que sofreu muito, que batalhou muito. Eu acho bem importante falar sobre essas mulheres que fizeram as mulheres de hoje em dia terem o direito de trabalhar, terem o direito de falar, direito de estudar e vários outros direitos políticos”, comentou o jovem.

A aluna Ana Viviane, deficiente auditiva, participou do projeto “Mulheres em foco” contando a história de vida da empresária Mary Kay. “Foi uma mulher poderosa, que trabalhou com produtos de maquiagem”, lembrou, para finalizar com uma frase que resume o trabalho desenvolvido pela escola: “Uma mulher pode, porém, muitas mulheres juntas podem mais”, concluiu a estudante.

0 Comentário(s)