Tamanho da fonte

Agricultura  Saúde
Sábado - 19/03/2022

Centro de Controle de Zoonoses reforça vacinação em cães e gatos no combate à raiva animal

Por: Wesley Duarte
Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica o trabalho preventivo, imunizando cães e gatos contra a raiva animal. Neste sábado (19), as equipes promoveram busca ativa, vacinando os pets nas comunidades Montana e Real, no polo Maísa, zona Rural de Mossoró. A proposta visa manter o controle e conscientizar a comunidade sobre os cuidados e prevenção da doença.

De acordo com o Centro de Zoonoses de Mossoró, mais de 200 residências serão visitadas neste sábado. O trabalho acontece em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Vigilância em Saúde e Atenção Básica. As equipes monitoram a localidade diante de um caso de raiva animal registrado em um equino.

“É uma ação emergencial, devido a um caso de raiva que deu em um equino, houve a comunicação de um ataque de um cachorro. De maneira preventiva, viemos à comunidade fazer o bloqueio imediato e isolar o vírus da raiva nos animais da comunidade”, informou João Paulo, diretor do Centro de Zoonoses de Mossoró.

A agricultora Maria Aurineide recebeu os agentes da zoonoses e garantiu a vacinação de seus pets.  Ela entende a importância da vacina para a proteção de seus animais e da sua família. “Muito importante esse trabalho. Os animais ficam protegidos e nós também, agora, todos os animais estão vacinados. Fico muito agradecida”, contou.

Agricultora Maria Aurineide falando sobre a importância da vacina antirrábica. Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Os pets das comunidades receberão duas doses de vacina antirrábica. A primeira aplicada neste sábado e a segunda daqui a 30 dias. Além da imunização, as equipes reforçam a prevenção da doença com educação em saúde, promovendo a orientação referente aos sintomas e o procedimento que deve ser adotado em caso de raiva animal.

“Inicialmente estamos vacinando nas comunidades Montana e Real. A expectativa é que a mesma estratégia seja levada também ao polo Alagoinha. O protocolo hoje adotado é de zero a trinta, ou seja, duas doses. Vacinamos hoje, daqui a trinta dias as equipes voltam e reforçam a vacina. Cada residência que estamos passando, estamos informando sobre a doença, meios de transmissão e principais sintomas. Inicialmente, estamos orientando o isolamento desses animais”, explicou João Paulo.

Agente do Centro de Zoonoses vacinando gato na comunidade Montana. Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

1 Comentário(s)

• Paulo Oliveira Ramos
    Gostaria de saber se o Centro de Zoonoses VACINA Cães e gatos, levando o animal lá ?