Tamanho da fonte

Agricultura  Defesa Civil
Quinta-feira - 16/12/2021

Secretarias do município e técnicos do Programa Água Doce fazem mapeamento de comunidades rurais

Por: Wesley Duarte
Foto: Divulgação (SESDEM)

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Mossoró, juntamente com técnicos do Programa Água Doce do Ministério do Desenvolvimento Regional e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura mapearam em Mossoró algumas comunidades rurais para receber um moderno sistema de dessalinizadores de água para as comunidades.

Na última terça-feira (14), foram mapeadas as comunidades de Sol Nascente, Jucuri e Terra Nossa para verificar as condições ideais para a implantação de um primeiro e moderno sistema de dessalinizadores a ser instalado em Mossoró.

O Programa Água Doce tem como propósito estabelecer políticas públicas de acesso permanente à água potável, principalmente para as localidades do semiárido nordestino, tendo em vista que cerca de 70% dos poços da região do semiárido tem como característica a água salobra ou salina.

Coordenador da Defesa Civil, Alcivan Gama frisa que o moderno equipamento vai ampliar a oferta de água potável a várias localidades. "Para além da autossuficiência hídrica que a comunidade rural vai ter, com relação ao acesso à água potável, a instalação deste sistema de dessalinizadores acaba contribuindo também para que possamos direcionar os recursos e ampliar os esforços no combate à falta de água para outras comunidades rurais".

Alcivan Gama destaca ainda que “O acesso à água se dará através do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, a qual passam por cuidados técnicos, ambientais e sociais, inclusive com o aproveitamento da água secundária, que é a água descartada e com alto nível de salinidade”, explicou.

Com o mapeamento realizado nas três comunidades em Mossoró, e com a entrega pelo município das análises físico-química da água, além dos testes de vazão dos poços que serão utilizados para a instalação do sistema, brevemente o Programa Água Doce estará viabilizando a construção do primeiro sistema, permitindo a autonomia hídrica da comunidade escolhida.

0 Comentário(s)