Tamanho da fonte

 Agricultura
Quinta-feira - 27/05/2021

Secretaria divulga calendário de vacinação contra febre aftosa

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) divulgou o calendário de vacinação da febre aftosa em Mossoró. A vacinação começa na próxima terça-feira, 1º, e se estenderá até o dia 23 de junho. Ela será dividida em quatro semanas nos polos Maísa, Hipólito, Sussuarana e Alagoinha.

As primeiras comunidades rurais que receberão as equipes da SEADRU são Projeto Assentamento Solidão, Vingt Rosado, comunidade de Cristais e o P.A Cabelo de Nego. Essas comunidades serão atendidas na terça-feira. Ainda neste dia haverá a vacinação em Jucuri, P.A. Independência, Pedra Branca, Pajeú, P.A. Barreira Vermelha, P.A. Santa Rita Cássia.

Na quarta-feira, 2, será a vez Riacho Grande, Riachinho, P.A. Nova Esperança (São João), P.A. Sol Nascente, PAMN e Barrinha. A primeira semana encerra na sexta-feira, 4, com visitas ao P.A. Olga Benário, P.A São Romão, P.A. Oziel Alves, P.A. Maísa Pomar.  

A segunda-feira semana de atividades vai do dia 07 a 11 de junho. Na segunda a vacinação contra a febre aftosa ocorre Carmo, Alto Moura, Melancia, Passagem de Pedras, Umari, Jurema Seca, Espinheirinho, P.A. Novo Espinheirinho, Laginha e P. A. Hipólito.

Já na terça-feira é a vez de Curral de Baixo, Santana (Direita do rio), Santana (Esquerda do rio), P.A. Paulo Freire, Angicos, Sitio São Francisco. Na quarta-feira, dia 09, tem a imunização dos animais em Olho D’água Velho, São Joaquim, Santa Fé, Chafariz, Salva Vidas, Reforma dos Romãos, P.A. Lorena, Bargado, Cristalino.

A vacinação continua na quinta-feira, 10, com equipes nas comunidades de Tabuleiro Alto, P.A. Jurema, P.A. Boa Fé, Góis, Santo Antônio, Ema, Cajazeiras I e II e Pau Darco. A segunda semana será encerrada em P.A Maisa Nova União, Pau Branco, Jardim, Córrego Mossoró.

A terceira semana de vacinação contra a febre aftosa terá início na segunda-feira, dia 14, com a imunização do rebanho em Colós, Sussuarana, P.A. Sussuarana, Piquiri, Barro Branco, Ingá, Bom Jesus, Passagem da Oiticica, Camurupim I e II, Passagem do Rio e Macambira. Na terça-feira, 15, será a vez de Rincão, Alto da Pelonha.

A atividade segue na quarta-feira, 16, com vacinação no Puxa Boi, Canto do Junco, Santa Helena, Arisco I e II, Lajedo, Oiticica, Florânea. No dia seguinte (17) as comunidades contempladas são Senegal, Bom Destino, P.A. Maisa Montana, P.A. Recanto da Esperança (Alagoinha), Coqueiro. Na sexta-feira, 18, segue em P.A.Cheiro da Terra, P.A. São José I e II, P.A. São Cristóvão, Bela Vista, Picada I e II, Estreito, Panela do Amaro, Várzea da Pasta e São João da Várzea.

A 4ª e última semana de vacinação contra a febre aftosa no município inicia no dia 21 nas comunidades de P.A. Maracanaú, P.A. Cordão de Sombra I e II, Sitio do Meio, São Raimundo e P.A. Favela.

Na terça-feira, 22, será a vez do P.A. Fazenda Nova, P.A. Terra Nossa, P.A. Santa Elza, Rancho da Caça, Cigano, São Francisco, Sereno, Serra Mossoró e P.A. Lagoa do Xavier. Por fim, o último dia de vacinação ocorre em 23 de junho em Barrinha dos Neo, Fartura, UFERSA, P.A. Quixaba, São Benedito, Pintos e P.A Mulunguzinho.

A campanha apresenta como pré-requisito que o produtor tenha até 25 animais para que ele seja considerado um pequeno produtor e que esteja com o cadastro atualizado junto ao órgão estadual, que promove e executa a defesa animal, vegetal e inspeção de produtos de origem agropecuária no estado.

A regularização do rebanho bovino é essencial para que o produtor possas ter acesso a linhas de créditos, emissão de GTA com finalidade de venda ou abate animais e evitando multas e contribuindo para que o Rio Grande do Norte evolua no status sanitário da Febre Aftosa.

A Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus. A transmissão da doença é por via aérea e pode ocorrer sob condições favoráveis de clima e que também pode se espalhar por consideráveis distâncias.

CONFIRA CALENDÁRIO COMPLETO:

SEMANA 1

TERÇA-FEIRA (1º)

P.A. Solidão, P.A. Vingt Rosado, Cristais, P.A. Cabelo de Negro

Jucuri, P.A. Independência, Pedra Branca, Pajeú, P.A. Barreira Vermelha, P.A. Santa Rita Cássia

QUARTA-FEIRA (2)

Riacho Grande, Riachinho

P.A. Nova Esperança (São João), P.A. Sol Nascente, PAMN, Barrinha

SEXTA-FEIRA (4)

P.A. Olga Benário, P.A São Romão, P.A. Oziel Alves, P.A. Maisa Pomar

P.A. Maisa APAMA, P.A Maisa Real, Agrovila Paulo Freire

SEMANA 2

SEGUNDA-FEIRA (7)

Carmo, Alto Moura, Melancia, Passagem de Pedras, Umari, Jurema Seca

Espinheirinho, P.A. Novo Espinheirinho, Laginha, P. A. Hipólito

TERÇA-FEIRA (8)

Curral de Baixo, Santana (Direita do rio), Santana (Esquerda do rio)

P.A. Paulo Freire, Angicos, Sitio São Francisco

QUARTA-FEIRA (9)

Olho D’água Velho, São Joaquim, Santa Fé, Chafariz

Salva Vidas, Reforma dos Romãos, P.A. Lorena, Bargado, Cristalino

QUINTA-FEIRA (10)

Tabuleiro Alto, P.A. Jurema, P.A. Boa Fé, Góis

Santo Antonio, Ema, Cajazeiras I e II, Pau Darco

SEXTA-FEIRA (12)

P.A Maisa Nova União, Pau Branco, Jardim, Córrego Mossoró

SEMANA 3

SEGUNDA-FEIRA (14)

Colós, Sussuarana, P.A. Sussuarana, Piquiri, Barro Branco

Ingá, Bom Jesus, Passagem da Oiticica, Camurupim I e II, Passagem do Rio, Macambira

TERÇA-FEIRA (15)

Rincão, Alto da Pelonha

QUARTA-FEIRA (16)

Puxa Boi, Canto do Junco, Santa Helena

Arisco I e II, Lajedo, Oiticica, Florânea

QUINTA-FEIRA (17)

Senegal, Bom Destino

P.A. Maisa Montana, P.A. Recanto da Esperança (Alagoinha), Coqueiro

SEXTA-FEIRA (18)

P.A.Cheiro da Terra, P.A. São José I e II, P.A. São Cristóvão, Bela Vista

Picada I e II, Estreito, Panela do Amaro, Várzea da Pasta, São João da Várzea

SEMANA 4

SEGUNDA-FEIRA (21)

P.A. Maracanaú, P.A. Cordão de Sombra I e II, Sitio do Meio, São Raimundo

P.A. Favela

TERÇA-FEIRA (22)

P.A. Fazenda Nova, P.A. Terra Nossa, P.A. Santa Elza

Rancho da Caça, Cigano, São Francisco, Sereno, Serra Mossoró, P.A. Lagoa do Xavier

QUARTA-FEIRA (23)

Barrinha dos Neo, Fartura, UFERSA, P.A. Quixaba, São Benedito

Pintos, P.A Mulunguzinho

FONTE: SEADRU


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)